Sobre o Autor

LUIZ GONZAGA DE SOUZA LIMA é mineiro, natural de Montes Claros,  67 anos, cientista político, professor universitário. Vivenciou uma intensa experiência de militância política nos anos sessenta, seja no âmbito da esquerda católica brasileira, na Juventude Estudantil Católica (JEC), seja no âmbito do movimento político, na Ação Popular(AP), da qual participou da fundação e foi dirigente. Em 1962, ainda secundarista, foi eleito para a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte. Integrou a gestão afastada pelo golpe de 1964.


Na universidade a partir de 1965, aprofundou a militância nos quadros da AP, participando ativamente da radicalização do processo político brasileiro. Eleito presidente do DCE da PUC-Minas, com mandato de nov/67 a nov/68, passou parte da gestão em prisões da ditadura. Depois do AI-5 deixou o país. Foi exilado político na Itália e no Chile.

Estudou psicologia na PUC-Minas e é doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Milão. Lecionou Sociologia do Desenvolvimento e Política Internacional na mesma Universidade, de 1974 a 1979.

Em Milão também dirigiu o Centro Studi Problemi Internazionali (CESPI), onde coordenou pesquisas realizadas na África Central e América Latina.
Com a Anistia, retorna ao Brasil em 1979, passando a ensinar Ciências Políticas e Política Internacional na PUC-Rio, onde também dirigiu a criação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) nos anos 1979/80/81/82, voltando a dirigi-lo em 1985/86/87. Foi professor e pesquisador do Centro João XXIII e do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento (IBRADES), órgão anexo à CNBB, entre 1980/88. Integrou o grupo fundador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (IBASE).

Em 1990, recolheu-se em Cumuruxatiba, pequeno povoado de pescadores e índios pataxó, próximo ao Monte Pascoal, onde permaneceu até l992, tempo em que se dedicou a estudos e reflexões sobre a formação brasileira.
A partir de 1992 foi professor da Faculdade de Direito da Universidade. do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), ensinando Teoria Política e Política Internacional. Anistiado em novembro de 2008, aposentou-se da universidade.

Autor de sete livros e dezenas de artigos científicos, publicados na Itália, Argentina, Alemanha e Brasil.

Hoje vive entre a Fazenda Inglesa, em Petrópolis, e Cumuruxatiba na Bahia,  se dedica a compartilhar suas reflexões e a escrever ensaios sobre a crise contemporânia.